quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tingimento básico - Método Quente


Quer mudar o visual do seu jeans antigo? Aqui vai a mega ,e também a mais usada hoje em dia, dica de customização...

 Primeiro de tudo separe o short ou calça que vai ser tingido (Um short de cintura alta é perfeito pra isso, bem anos 80). Se ele for jeans, jogue na água sanitária (Pra descolorir o tecido e a cor ficar mais forte) Não deixe muito tempo pois acaba com o tecido e ele pode até rasgar! E não se esqueça de tirar bem!  

(Mais ou menos assim)

  Numa panela, coloque aproximadamente 3,5 litros de água e deixe ferver, após ferver coloque o corante e dissolva bem (Misture com uma colher para facilitar) Após dissolver, coloque o short com cuidado ( Ou apenas a parte do short que você quer tingir) pelo tempo estipulado na embalagem (Mais ou menos 40 minutos).

(Foto 2)

Despeje tudo em uma pia ou tanque e lave para tirar o excesso de corante, depois coloque numa bacia com água e sal (Serve pra ”segurar” a cor e não desbotar com facilidade) Lave novamente e coloque para secar na sombra, PRONTO!








Na foto 2 , ela primeiro tingiu o short com um azul mais claro (colocar menos corante pra cor ficar mais fraca) e depois tingiu a barra de baixo com a mesma cor com a mistura mais forte. Pra  ter esse efeito a peça tem que ser branca ou bem clara se não, não vai funcionar. 


 Nessa foto ela mergulhou a peça na diagonal tanto no rosa quanto no verde e depois aplicou as tachas. 




PS: Tecidos como de algodão ou 100% naturais são os melhores para tingir, tecidos feitos de misturas são menos recomendados e os sintéticos tem enormes riscos de não dar certo por isso pense bem antes de tingir qualquer peça. Peças estampadas só serão tingidas as partes sem a estampa, pois ela nada mais é que uma impressão em cima das fibras, as coloridas terão resultados diferentes por já serem tingidas, por isso o mais recomendado é a peça ser branca ou bem descolorida.


(Corante usado)

PS²: NUNCA, NUNCA MESMO lave seu short com outras roupas ( As primeiras lavagens serão feitas a mão até você perceber que ele não solta mais cor). Minha mãe jogou o short da Isa na máquina agora todas as minhas calcinhas são rosa!


PS³: Caso você queira fazer um desses de cintura alta, mas está com pena de tingir seu short novo é mole! Pegue aquela calça branca velha da sua mãe ou um jeans velho do namorado e meta a tesoura! Ou também você pode ir a brechós que são campeões em vender calças e shorts dos anos 70-80 ( Compro um monte!) Eles são baratos e a cintura é alta ,logo, são perfeitos para poder cortar e tingir a vontade e sem aquela dor no coração.










Moleza, não? Agora é só deixar a imaginação fluir e se divertir! Beijos da Tatá!


          (Fotos do weheartit.com)








Um comentário:

  1. Adorei a dica... não sabia que se usava água sanitária pra descolorir !

    ResponderExcluir

Duvidas, comentários e elogios!